lugar do conhecimento

ciência, tecnologia e muito mais…

Robô salva-vidas testado em Matosinhos Junho 19, 2008

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) está a trabalhar no desenvolvimento de um sistema integrado de monitorização, detecção e salvamento aquático. Está previsto o teste do sistema na praia de Matosinhos durante a época balnear do próximo ano.
Denominada de SEASAFE, esta iniciativa resulta de um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Matosinhos e o Laboratório de Sistemas Autónomos do ISEP. O projecto visa a criação do TOAZ, um robô de monitorização marítima de superfície na vertente de salvamento aquático. O desenvolvimento do robô (barco autónomo) envolve um investimento de cerca de 350 mil euros.
A intenção é colocar o barco permanentemente na água, sendo apenas activado quando as câmaras colocadas na praia detectarem algum problema no mar. O robô tem a vantagem, em relação ao nadador salvador, de chegar ao banhista em perigo mais rápido, disponibilizando-lhe uma bóia até que chegue auxílio. No entanto os investigadores admitem a hipótese, de em algumas circunstâncias, o robô poder trazer o banhista para terra.

fonte: www.i-gov.org

About these ads
 

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.