lugar do conhecimento

ciência, tecnologia e muito mais…

Telecontagem – Leitura remota de contadores Julho 20, 2008

.

A empresa Águas de Coimbra apresentou uma solução inovadora de medição de consumo da água, que pretende brevemente implementar nas casas de Coimbra, existindo já um projecto-piloto.
A telecontagem difere em larga medida do método tradicional de contagem, uma vez que a leitura local, efectuada por meios humanos, é substituída por uma leitura remota recorrendo a equipamentos que comunicam com os contadores de água e enviam a respectiva leitura do consumo para um computador central. A informação fica disponível para os clientes e é possível emitir as facturas.
Através da Internet, os clientes podem monitorizar os consumos, contribuindo para o uso eficiente da água. Esta solução tecnológica «vai evitar que se recorra a estimativas, apostando numa relação mais transparente com os clientes», afirmou Jorge Temido, presidente do Conselho de Administração da empresa Águas de Coimbra.
Os novos serviços pretendem dar resposta às necessidades dos clientes, disponibilizando informação sobre o funcionamento e a segurança das redes de água das suas habitações. De futuro, quando ocorrerem situações anómalas, como a existência de um autoclismo a pingar, o esquecimento prolongado de uma torneira aberta ou a ruptura de canalização predial, o cliente afectado receberá um alerta, sob a forma de SMS, enviado pela Águas de Coimbra.

continuar a ler esta notícia do Jornal de Coimbra AQUI

……

About these ads
 

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.