lugar do conhecimento

ciência, tecnologia e muito mais…

Precipitação medida por telemóvel Maio 30, 2008

O Governo das Filipinas vai começar a testar a partir do próximo mês um sistema de medição da precipitação baseado em dispositivos móveis.
O projecto é considerado pioneiro a nível mundial e consiste na monitorização de sinais enviados entre transmissores móveis e telemóveis, sinais que têm tendência a ficar mais fracos durante períodos de grandes chuvadas, o que dificulta as comunicações, nota a agência Xinhua .
O projecto foi desenvolvido ao longo dos últimos três anos e vai inicialmente incidir na província de Port of Batangas, situada a mais de 100 quilómetros da capital das Filipinas, Manila.
Caso este teste se prove positivo, poderá vir a ser a base de um sistema de alerta para tufões, acreditam os investigadores responsáveis pelo projecto. Para o líder do projecto, Gregory Ligot Tangonan, o sistema «é muito importante para a nossa compreensão de como a nossa sociedade pode prever os efeitos de grandes tufões».
Através deste sistema o responsável acredita que irá ser possível determinar padrões de chuva, o que permite ajudar as autoridades a estarem mais bem preparadas para as cheias.

fonte: www.i-gov.org

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s