lugar do conhecimento

ciência, tecnologia e muito mais…

Robert Langer vence prémio Millennium Technology 2008 Junho 15, 2008

.

Laboratório de Robert Langer AQUI

Reportagem sobre o prémio AQUI

.

Pela primeira vez uma inovação tecnológica ligada à medicina vence o prémio Millennium da tecnologia (Millennium Technology Prize). Robert Langer, o coordenador de um dos laboratórios de biomateriais do MIT (Massachusetts Institute of Technology) venceu a edição de 2008 do “Nobel finlandês”.

Robert Langer, que já este mês foi um dos galardoados com o prémio Príncipe das Asturias, de Espanha, vence agora o maior prémio dedicado em exclusivo a inovações tecnológicas.

De acordo com a Academia Finlandesa da Tecnologia Robert Langer, um engenheiro químico que se dedicou a resolver problemas da medicina, merece este prémio porque o «seu trabalho tem um grande impacto na luta contra o cancro, doenças cardíacas e muitas outras doenças». Um trabalho cientifico que se dedica à engenharia dos tecidos, incluindo a substituição sintética de tecidos biológicos.

Langer em Portugal

Robert Langer, é um investigador norte-americano com ligações aos investigadores portugueses por via da parceria MIT-Portugal.

O investigador agora premiado em Helsínquia tem dois projectos com laboratórios portugueses e em entrevista à TSF elogia esta cooperação, ele diz que “o programa de cooperação tem corrido bem, tem havido troca de pessoas, neste programa substancial”, sublinha.

É com uma expressão de prazer no trabalho que está a produzir que Robert Langer fala dos portugueses e das experiências que estão a desenvolver em conjunto, uma dessas inovações tem a ver bioengenharia em células estaminais.

«Podemos nós criar novo sistemas vasculares? este é um dos trabalho que o Lino fez. Podemos converter a células estaminais em células vasculares? Essa é umas das grandes áreas de trabalho com Portugal», refere Robert Langer.

O Lino de que fala Langer é o investigador da BIOCANT e do Centro de Neurociências e Biologia Celular, Lino Ferreira.

De acordo com Robert Langer, também na área da investigação em células estaminais é importante trabalhar em nanotecnologias «para saber como é que estruturas tão pequenas afectam o comportamento, diferenciação e crescimento da células estaminais».

Em entrevista à TSF, Robert Langer revelou acreditar na investigação em células estaminais «porque é uma forma de poder prolongar a vidas daqueles que sofrem».

Por outro lado, Langer não vê problemas éticos na utilização de células estaminais na medida em que os cientistas trabalham com bancos de embriões que de qualquer modo iriam ser destruídos, concluiu o cientista.

fonte: TSF

 

2 Responses to “Robert Langer vence prémio Millennium Technology 2008”

  1. Concordo plenamente que as células estaminais poderão contribuir para uma esperana de vida mais elevada e poderão ajudar na cura de muitas doenças degenerativas e não só. Contribuirão para o”Elixir da juventude”.
    Por favor se tiver artigos sobre este poder elevado das célilas estaminais na luta contra o envelhecimento e cura, envie-e. Fico-lhe muito grata. Obrigado pela colaboração


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s