lugar do conhecimento

ciência, tecnologia e muito mais…

Laboratórios Bell Junho 29, 2008

ver reportagem sobre os laboratórios Bell AQUI

notícia da criação da Cátedra Alcatel-Lucent e cooperação científica com os Bell Labs promovida pelo governo Português AQUI

.

Fundados em 1925, ainda herdeiros da invenção do telefone os laboratórios Bell fizeram história e mantêm um papel determinante em muitas áreas cientificas, destacando-se, como seria de esperar, tudo o que diz respeito às telecomunicações.
Quase tudo o que está relacionado com transmissões de dados passou por lá. Desde a primeira transmissão por fax (1925) até às primeiras experiências de DSL que dariam origem a um dos principais meios de transmissão de dados na Internet de hoje.
O transístor que revolucionou a electrónica, as células solares inicialmente usadas para alimentação eléctrica de pequenos aparelhos em locais remotos e que hoje se banalizam na habitação, a investigação das redes que permitiram o uso de telemóveis, a transmissão por satélite, o sistema operativo Unix e a linguagem de programação C, estes e muitos milhares de outros feitos, começaram ou passaram pelos Laboratórios Bell.
Propriedade do ex-monopólio das comunicações que foi a AT&T, os Laboratórios Bell podiam e deviam dedicar-se à investigação pura e dura, mesmo assim a lista de invenções práticas é impressionante.

.

Da Irlanda e Holanda até Índia e China, os laboratórios trabalham em 4 continentes, e tencionam alargar as parcerias. Daí a criação de uma cátedra em Portugal, e de um acordo para que estudantes universitários portugueses se aperfeiçoem em New Jersey. A parte académica é completada com acordos de cooperação com o Ministério das Obras Públicas e Telecomunicações. O governo e os Bell Labs vão colaborar em áreas como as redes sem fios e as redes de fibra óptica de nova geração algumas das grandes áreas de negócio da Alcatel Lucent.

fonte: www.sic.pt

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s